A criação de vídeos para o marketing digital deixou de ser apenas um adorno. Hoje é um recurso necessário. Pois em meio de um mercado cada vez mais competitivo e consumidores mais exigentes. A marca necessita se apresentar de modo objetivo, transparente e humano.
A demanda do mercado atualmente está para além da simples oferta de produtos e serviços. O consumidor busca experiências que lhe facilitem o seu cotidiano. Ao mesmo tempo que ele tem se tornado cada vez mais exigente. Difundiu-se a ideia de que cada compra seja um investimento.
O papel da criação de vídeo, seja explicativo, institucional, corporativo, treinamento ou direcionado ao e-commerce, é deixar claro a proposta da empresa. É um cartão de visita completo em que a marca se apresenta e diz a que veio. Portanto não deve ser produzido de forma amadora. Um bom roteiro e uma animação gráfica de qualidade, sendo 2D ou 3D é uma garantia de qualidade e retorno.
Sumário
ToggleVisibilidade Ampliada
A produção de uma apresentação em vídeo possibilita a visibilidade de sua marca de modo abrangente. Por ser um material que cabe em diferentes plataformas, desde site às mídias sociais e sua empresa chegará a muitas pessoas.
A criação de vídeo é uma oportunidade de apresentar em que seu produto ou serviço se diferencia em relação aos que já estão no mercado. Em um vídeo institucional, por exemplo, é fundamental apresentar toda a composição da empresa como um convite ao cliente. Apresentar os colaboradores é um passo para o estreitamento da relação com o consumidor.
Identidade Visual
A apresentação em vídeo mostra o rosto da sua empresa. Como todo documento de identidade exige foto. Ao apresentar seus projetos, a visão é importante. Por melhor que seja um texto, ele não corresponde a todas as expectativas que imagem e som associados proporcionam.
Para amar é preciso conhecer. A criação de um vídeo leva todas as perspectivas ao lead e elimina dúvidas simples. Além de gerar maior confiança no produto ou serviço que é ofertado. A verdade é um valor primordial nas relações, muito valorizado pelo consumidor do século XXI. Portanto apresente seu trabalho sem distorções ou ruídos.
Simplificando as Ideias
A criação de vídeo corresponde à máxima de que a imagem vale mais que mil palavras. Assim entendemos que para apresentar um produto ou serviço é preciso ter um uma proposta clara, objetiva e abrangente.
Desse modo o vídeo encurta muitos caminhos, pois, além de apresentar bem o projeto, ele mostra as ideias, por mais complexas que sejam, de modo didático e simples. Nessa perspectiva ainda associa toda formalidade exigida a aproximação do público-alvo.
Aposta na Viralização
Em tempos de mídias sociais, a criação de vídeo para seu marketing é imprescindível. Deve-se considerar que a estratégia buzz content é bem-vinda, pois considera a oportunidade do momento. Portanto, investir em vídeos virais, sem exagero, pode enriquecer a lista de leads de sua empresa.
Porém seja prudente em perceber as tendências e discuta com o profissional responsável os melhores momentos para conteúdo buzz e evergreen, otimizando cada vez mais a divulgação e o retorno em consumidores.
Demarcando Território no Mundo Digital
Investir em criação e vídeo é um excelente recurso dentre as melhores técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Essa ferramenta é um conjunto de estratégias que proporcionam que o site de sua empresa seja encontrado nas buscas do Google ou em qualquer outra plataforma de buscas.
As páginas que contém vídeos, têm maior potencial em figurar nas primeiras páginas dos buscadores da internet. Isso porque o indivíduo que faz uso dessas plataformas está em busca de respostas claras, rápidas e que de fato resolva seu problema naquele momento.
Redes sociais, como Facebook e LinkedIn, dão muito valor aos vídeos. Basta fazer uma visita no feed e perceber que grande parte do conteúdo provém da criação de vídeo. Portanto não desmerece, em hipótese alguma, o potencial das plataformas da web para chegar ao seu público-alvo e consequentemente transformá-lo em lead.
Milhões de pessoas transitam pelas plataformas de busca e mídias sociais. Provavelmente, muitos de seus clientes estão ali. Inclusive estão em alta os aplicativos focados em vídeos, como Tick Tok e Kwai.
Se posicionar bem na internet é como ter um escritório no melhor prédio da Times Square com um custo que se aproxima do irrisório. Não dispense essa oportunidade.
Adequação Ao Cotidiano
A criação de vídeo não é melhor que o desenvolvimento de um bom texto. Porém é mais eficiente devido ao ritmo do dia a dia das pessoas na atualidade. O conteúdo em vídeo toma menos tempo e se adequa a situações como transporte público, espera em algum consultório.
Além do fato que precisa ser enfrentado de que a humanidade tem menos paciência para a leitura e consome mais vídeos. Vide o sucesso dos streamings, da plataforma Youtube e o grande número de vídeos que são compartilhados nos celulares todos os dias.
Para atingir o público-alvo e o convencer a consumir seu produto ou serviço o vídeo é um atalho. Considere que um vídeo bem feito tem um poder de persuasão muito eficaz, desde que seja bem produzido, honesto e claro.
Capacidade de Emocionar
O conteúdo em vídeo atende a principal demanda do marketing digital na atualidade que é a humanização. O grande desafio das empresas é desenvolver produtos e serviços que resolvam problemas, eliminem as dores das pessoas.
De modo que ao apresentar a campanha, o que deve estar explícito é exatamente a preocupação da marca com a vida do seu público-alvo. É preciso emocionar, não de modo superficial ou contando uma história triste. Essa emoção deve ser fruto da percepção da pessoa de que alguém pensa nela e quer melhorar sua vida.
Estética e Versatilidade
A criação de vídeo, para ser eficaz e atender aos objetivos traçados na campanha, precisa de um diálogo entre a marca e o responsável pela produção. Há vários caminhos a serem seguidos. E a melhor via se escolhe a partir do lugar em que se quer chegar.
As exigências são básicas, há que ser prático, falar a linguagem do público com beleza e harmonia. Explorar o máximo de informação de modo dinâmico, didático e atrativo, para não perder o interlocutor durante a apresentação. Não há uma receita perfeita, a perfeição se atinge dialogando a partir das demandas.
Quer estreitar os laços com seu público-alvo, apresenta-se de forma atrativa e eficiente ao mercado. Humanizar suas campanhas e demonstrar com clareza seus produtos e serviços. Então invista na criação de vídeos e grave sua marca.