Vídeo Marketing – A Estratégia Perfeita para Crescer seu Negócio na Internet

Vídeo marketing é uma das estratégias mais efetivas do marketing digital. Embora o esforço e tempo para produzir um vídeo seja mais longo, vale muito a pena investir neste formato visto os bons resultados que ele promove.

O que é vídeo marketing?

Vídeo marketing é a criação e distribuição de conteúdos em formato de vídeo em redes sociais e sites. Atualmente, todas as plataformas aceitam a postagem de vídeos. Duas delas, como o Youtube e Tik Tok, são específicas para este tipo de arquivo.

Por que usar vídeo marketing?

Eu poderia detalhar uma lista gigante de estatísticas e dados sobre os vídeos e você veria que eles sempre levam vantagem em relação a outros tipos de conteúdo. No entanto, vou apenas mostrar 5 fatos sobre os vídeos, tirados da Oberlo, uma das maiores empresas de e-commerce.

·         73% dos brasileiros compartilham conteúdo em vídeos;

·         66% dos consumidores preferem assistir vídeos ao invés de ler textos;

·         Os usuários do Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram preferem conteúdos no formato de vídeo;

·         90% dos usuários do YouTube descobriram novas marcas e produtos através dos vídeos na plataforma;

·         Campanhas de vídeo marketing geram um crescimento médio de 66% no tráfego de leads;

Agora, vamos explorar mais profundamente esses benefícios do vídeo marketing.

Vídeo marketing ajuda na retenção de informações

Já é comprovado que o cérebro humano retém cerca de 10 a 20% das informações em formato de texto e cerca de 65% em formato de imagem, vídeo e som. Esta realidade mostra que os usuários se lembrarão com muito mais facilidade de um vídeo do que texto. A sua marca estará mais fortalecida na mente dele.

Os vídeos são muito mais compartilháveis

Segundo uma pesquisa que comparou o índice de compartilhamento de textos de blog e vídeos, o segundo teve um resultado 1200% superior ao primeiro. Ou seja, é muito mais fácil para os internautas curtir, comentar e compartilhar vídeos do que textos.

O comportamento do usuário está mudando

Hoje, cerca de 85% de todo o tráfego gerado na web é realizado por meio dos vídeos. São cerca de 80 mil horas por dia de novos vídeos sendo postados no Youtube. Tudo isso condiz com uma nova realidade.

As pessoas estão cada vez mais interessadas em consumir conteúdo no formato audiovisual. Os celulares contribuem para isso, afinal é muito desagradável ler textos em uma tela pequena, não concorda?

Portanto, se você não quiser perder essa nova onda, é melhor começar a ter vídeos da sua empresa para atrair mais público qualificado aos seus produtos/serviços.

Os vídeos se encaixam perfeitamente em todas as resoluções de tela

Falando em aparelhos eletrônicos, alguns sites ainda têm dificuldades para se encaixar em diferentes resoluções de tela. Com os vídeos, isso não acontece.

As redes sociais com Instagram, Youtube e Facebook são mais desenvolvidas para uso na versão mobile do que desktop. Em outras palavras, o seu vídeo ficará perfeitamente adequado a esta plataforma, desde que, é claro, você filme ou edite na resolução padrão – como no Instagram, onde os vídeos mais longos do IGTV ficam posicionados na vertical.

Tipos de vídeos a serem produzidos

Agora que você já viu as vantagens de criar um vídeo e como eles auxiliam nos resultados no marketing digital, vou descrever os tipos mais comuns de vídeo a serem feitos.

Entenda que fazer um vídeo não é simplesmente ligar a câmera e falar. Os vídeos que mais dão retornos são aqueles planejados e criados com base em um roteiro.

Um roteiro nada mais é do que uma sequência lógica de ideias a serem apresentadas. Por exemplo, um vídeo precisa ter um título chamativo, uma introdução que desperta o interesse e curiosidade da audiência, um desenvolvimento do assunto de forma simples e fácil de entender e no final, uma chamada para ação (CTA), no qual o usuário é incentivado a tomar uma atitude após concluir o vídeo.

Vídeo institucional

Esse vídeo é geralmente localizado na página inicial de um site. O principal objetivo dele é informar ao internauta sobre os serviços e produtos da empresa. Sendo ele um vídeo animado, explicativo ou institucional, é fundamental transmitir confiança e credibilidade da marca e deixar bem explicado que a sua companhia possui a solução ideal que o cliente está procurando.

Vídeo de conteúdo/tutorial

Esse vídeo tem por meta o ensino. Imagine que você vende e conserta notebooks. Neste nicho, há muitos temas que podem ser transmitidos aos clientes, como a respeito de vírus, internet, performance, formatação, etc.

Alguns se sentem receosos de que não podem ensinar certos assuntos porque os clientes vão parar de contratar os serviços. Por exemplo, se criar um vídeo tutorial passo a passo sobre como formatar um computador, as pessoas não vão mais precisar de um técnico especializado para fazer essa tarefa.

Entretanto, o efeito é o contrário. Quanto mais qualidade e conteúdo você produzir, mais a audiência vai confiar em você e a sua autoridade perante o assunto será percebida por elas. Assim, no médio e longo prazo, as suas receitas irão aumentar. Pode apostar comigo!

Vídeos de perguntas/respostas

Esse tipo é excelente para quebrar objeções – razões utilizadas pelos prospectos para justificar a decisão de não comprar o que você ofereceu.

São muitas objeções existentes. As principais estão relacionadas a preço, qualidade, tempo de entrega (se for loja virtual), e incerteza quanto a utilização e eficácia do produto.

Criar vídeos respondendo as principais dúvidas das pessoas é uma ótima estratégia.

Vídeo de depoimentos

Um cliente que fala bem de uma empresa é sem dúvida uma ótima prova social de que seu produto/serviço traz bons resultados para as pessoas. Isso é um importante gatilho mental.

Fazer vídeos sem aparecer: é possível?

Uma das grandes desculpas para não fazer vídeos é o medo das câmeras. Muitos se sentem desconfortáveis de aparecer e ficam nervosos só de pensar que várias pessoas os assistirão. Contudo, é possível contornar essa dificuldade. Até mesmo os mascotes estão ganhando espaço e atuando como porta-vozes da empresa e participando como protagonista dos vídeos animados.

Existem muitos canais do Youtube que possuem milhões de inscritos e ninguém conhece quem é o autor dos vídeos. Um dos mais famosos é o Incrível. Este tipo de vídeo animado, com desenhos e imagens e uma voz de fundo, é realmente muito útil e aplicável para quem não tem vontade de mostrar o rosto. Vale a pena considerar criar um conteúdo assim também.

Conclusão

Neste artigo, você viu algumas estatísticas a respeito da utilização de vídeos nas estratégias de marketing digital. Eu mostrei também os motivos que fazem os vídeos serem o formato de conteúdo mais popular. Por fim, falei a respeito de 4 tipos de vídeos que podem ser criados para aumentar a audiência na Internet.

Quero convidar você a conhecer a DGN Publicidade. Nós oferecemos vários serviços de marketing digital para a sua empresa. Temos uma equipe especializada na criação de vídeos animados, institucionais, com ou sem efeitos de edição, filmagens aéreas, etc. Confira aqui.

Um grande abraço!

Equipe DGN Publicidade.

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