Geralmente a identidade visual de uma empresa atribui os valores de sua marca aos princípios visuais e que serão os responsáveis pela promoção da sua empresa. Isso significa que uma identidade visual é mais do que apenas um logotipo e sim uma variedade de materiais que podem ser desenvolvidos e que irão compor seu plano de marketing, que vão desde seu cartão de visita até peças para campanhas publicitárias, ações de marketing e planejamento de comunicação.
Ter e criar uma identidade de marca coerente e profissional é uma das partes mais importante de qualquer estratégia eficaz. A criação exige muita pesquisa e constante atenção aos detalhes e a criação de um estilo que atenda as metas e valores e que passe uma mensagem tecnicamente adequada ao seu negócio.
Quando uma identidade de marca é criada, muitas empresas fornecem orientações sobre como sua marca deve ser representada e aplicada nas mídias para garantir a consistência. Para isso é muito importante o manual da marca.
Sumário
TogglePrincipais características para uma identidade visual de excelência
Qualquer que seja seu estilo do seu negócio, aqui estão os recursos que devem ser cobertos em qualquer circunstância:
- Ser Cativante
Sua marca deve ser cativante e exclusiva para que possa se destacar dos concorrentes.
- Fácil de memorizar
Ao ser vista, sua marca deve passar uma experiência única ao espectador para que possa sempre ser lembrada.
- Sujeito a alteração
Você deve ser capaz de fazer mudanças ao longo do caminho se as circunstâncias o exigirem sem torná-lo irreconhecível ou perder seu conceito visual.
- Ser Coesivo
Cada um dos elementos contam a mesma história sobre o seu negócio.
Os benefícios de uma identidade visual estrategicamente desenvolvida
- Faz sua empresa parecer maior
Quando os clientes veem uma marca profissional usada consistentemente em sua identidade, desde seu cartões de visita, site ou perfis em mídia social como Facebook, Instargam, IGTV, Youtube, eles obtêm a imagem de uma empresa que se preocupa com seus valores e que tem uma equipe de grande potencial envolvida em seus negócios. Se você entrega um cartão de visita com um aspecto caseiro ou se a sua presença visual na internet não for profissional, eles pensarão que você é pequeno e não é digno de seus negócios ou valores que você acha que merece.
- Constrói lealdade e confiança
Uma das formas de separar o seu negócio da concorrência é ter uma marca única e exclusiva e que o diferencia do mercado. Uma marca forte e que transmita seus valores, cria uma conexão e os atrairão a compartilharem dos mesmos valores. Esse tipo de conexão facilita o desenvolvimento de um relacionamento de longo prazo com esses clientes, levando a uma maior fidelidade.
- Transmite estabilidade
Sua empresa pode ser a melhor e a mais experiente em seu campo de negócio, mas sem uma identidade ou presença visual de qualidade, não dará a total da credibilidade que você pode oferecer. Uma marca consistente ajuda você a desenvolver uma imagem para sua empresa e dizer “Estou aqui para ficar”. Certamente o aspecto visual de suas peças publicitárias, artes gráficas, ou até mesmo seu cartão de visita podem influenciar na escolha de um serviço a ser contratado ou de um produto a ser consumido.
- Torna seu negócio memorável
A identidade visual é parte da alma do negócio. Quanto mais seus clientes em potencial visualizarem sua marca ou apresentações comerciais, mais eles entrarão envolvidos e se conectarão com sua marca. Toda vez que você interage com seu cliente em potencial, você tem a chance de fazer uma conexão e criar uma experiência de marca memorável. Então certamente ser único, coerente e impactante fará toda a diferença e o tornará, sem dúvida, memorável!
Reconhecimento da marca e reconhecimento da empresa
Pode parecer estranho, mas quando se fala sobre uma marca ou negócio, é a imagem menorizada que as pessoas veem. Isso mesmo – uma imagem. Isso por si só é mais que suficiente para testemunhar sobre a importância da identidade visual quando se trata de construir uma marca forte. Pense no McDonald’s por um segundo e sobre quais são as primeiras coisas que vêm à sua mente.
O logotipo, o menu e os uniformes, provavelmente. Então, novamente, há aquele design interior icônico que a maioria dos restaurantes do McDonald’s em todo o mundo compartilha. Mais importante ainda, nenhum desses traços é verbal, visto que é mais provável que você se lembre da aparência da refeição no prato do que do preço e do nome no cardápio.
Em outras palavras, a identidade visual é a parte essencial do reconhecimento da marca e do reconhecimento da sua empresa. Reconhecimento da marca significa que as pessoas simplesmente reconhecem o nome da empresa, o logotipo e talvez até descrevam o que você faz.
Senso de continuidade
Com o passar dos anos, sua marca evoluirá, crescerá e se expandirá. Com isso, você pode sentir a necessidade de fazer um levantamento técnico aprofundado e mudar seu logotipo ou slogan. Quando isso acontece, você precisa encontrar uma maneira de manter pelo menos algum senso de continuidade.
Abandonar o design antigo não apenas faz com que você comece do zero. Você percebe alguns dos seus clientes mais fiéis que emocionalmente estão ligados às marcas de suas empresas e eles podem ficar genuinamente indignados com a mudança, ocorrendo até mesmo algum tipo de rejeição. Escusado será dizer que este é um risco desnecessário e que é fácil de evitar.
É essencial dar o melhor de si ao criar sua identidade visual e se aprofundar em cada uma das etapas. A identidade visual é uma representação da sua empresa, portanto, certifique-se de estar satisfeito com o resultado. Esta é uma excelente oportunidade de ser exclusivo e se diferenciar de inúmeras empresas similares no mercado.
É importante ter o suporte de uma agência de publicidade ou profissional qualificado para cuidar da identidade visual de seu negócio, desde empresas que atuam em um ambiente físico (offline) ou digital (online).