Gestão de Redes Sociais: tudo o que você queria saber
Gestão de Redes Sociais é coisa séria. Seus clientes estão nas mídias sociais, os seus concorrentes também. E mesmo que a sua empresa não tenha “colocado os pés” oficialmente nas redes sociais, ela já está lá, sabia?
Entenda a importância da gestão de redes sociais para a sua empresa e saiba como começar a tomar conta da sua presença digital.
O que é Gestão de Redes Sociais?
Decidir de quais redes sociais a empresa vai participar, de que maneira ela vai usar esses canais e para qual finalidade, saber como interagir com outras empresas e com o seu público alvo nesses ambientes e analisar o que tudo isso traz de retorno para a sua empresa. Isso é Gestão de Redes Sociais.
Como uma agência de publicidade faz Gestão de Redes Sociais?
Planejamento
Gestão de Rede Social é um trabalho que começa com um plano. A empresa deve participar das redes sociais que têm mais afinidade com o seu negócio e ou nas redes sociais onde o seu público está. Esse é o primeiro item a ser determinado no planejamento: onde atuar.
Voz da Marca
A partir daí é feita a definição do tom da comunicação (pessoal, impessoal, informativa), o tipo da linguagem (forma, informal, gírias, emoticons), a frequência de publicações e o tipos de posts a serem feitos.
Calendário Editorial
Na Gestão de Redes Sociais, é fundamental a elaboração de um calendário editorial contendo a pauta, o tema, o texto e os recursos audiovisuais (foto, vídeo, gif, meme, infográfico) que farão parte do post, com respectivas datas e horários para publicação, bem como o link de divulgação em cada um, se houver.
Conteúdo
Uma parte importante da Gestão de Redes Sociais é a produção ou a curadoria de conteúdo. Produção de conteúdo é quando você desenvolve algum conteúdo inédito e curadoria de conteúdo é quando você compartilha, reutiliza ou adapta conteúdos desenvolvidos por terceiros. A chave do sucesso na Gestão de Redes Sociais é usar conteúdo de qualidade, que seja relevante para o seu público alvo.
Publicação
Com tudo pronto para ser divulgado, é necessário colocar esse material no ar. As publicações podem ser feitas manualmente, uma a uma, o que é bem trabalhoso, já que há datas e horários específicos para publicação, objetivando melhor desempenho dos posts. Uma alternativa é usar ferramentas de agendamento das publicações com dia e horário marcados.
Engajamento e Relacionamento
Um dos objetivos das empresas nas redes sociais é obter engajamento do seu público: curtidas, compartilhamentos, comentários, participação no canal da empresa etc. Uma das maneiras mais eficazes para ter um púbico engajado (fãs, seguidores, conexões, assinantes, inscritos) é o relacionamento. A Gestão de Redes Sociais determina, inclusive, como e quando responder perguntas, comentar e curtir comentários do seu público.
Campanhas e Concursos
Outro recurso da Gestão de Redes Sociais para conseguir envolvimento das pessoas é promover concursos e criar campanhas específicas (em datas comemorativas e outras ocasiões).
Monitoramento
Nem sempre os comentários sobre a sua empresa serão feitos apenas no seu canal oficial. As pessoas dão suas opiniões nas suas próprias páginas, em sites e blogs diversos na internet.
Uma das atividades da gestão de redes sociais é monitorar a internet para descobrir e “capturar” o que está sendo dito sobre sua marca, seu produto ou serviço para que a empresa possa agir. Participar, agradecer e espalhar o que for positivo, e se defender, se for o caso.
Análise
É preciso analisar o resultado de cada ação e ver o que está ou não funcionando, para realizar ajustes frequentemente.
Gestão de Redes Sociais é um trabalho complexo. É muito mais do que “criar uma página no Facebook”. É cuidar da presença digital da sua empresa de forma oficial, zelando pela sua reputação e desenvolvendo ações para atingimento de resultados importantes para o seu negócio.
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