Como já era previsto, o mercado de vídeos animados tende a esquentar cada vez mais em 2020, sendo um grande aliado ao planejamento de campanhas e estratégias de marketing digital aplicado nas empresas.
Com seus elementos animados e atrativos, mais conhecidos como motion graphics, facilitam a compreensão e assimilação do conteúdo, com isso sendo mais eficaz na transmissão da mensagem.
Entre os aspectos visuais e interface gráfica do vídeo, temos possibilidades de desenvolvimento em 2D e 3D. A diferença entre animações com estas tecnologias 2D e 3D, seria um terceiro eixo que temos no ambiente 3D, com isso dando um aspecto de profundidade nas animações e ganhando um aspecto mais realista. Mas em ambas conseguimos ter bons resultados visuais.
Independente da tecnologia, existem algumas etapas a serem consideradas para a elaboração de um bom vídeo explicativo e que não podem ficar de fora. Então vamos a elas:
Briefing:
Trata-se de um documento onde estarão alinhadas todas as ideias, contendo informações detalhadas sobre o projeto e o objetivo do vídeo, analisando o público-alvo, o estilo gráfico, formato, duração e as mídias onde o vídeo será veiculado. É de suma importância analisar referências gráficas, sonoras, esquema de cores, tudo isso para manter a composição do vídeo com a identidade visual da empresa, produto ou serviço ao qual o vídeo será desenvolvido.
Roteiro:
O roteiro é basicamente a sequência exata do vídeo em si. Neste momento ainda não será ilustrado em desenho, e sim elaborado todas as ideias de cenas, diálogos, locuções e trilha sonora. Ou seja, nesta etapa serão definidos todos os elementos que irão fazer parte da composição do vídeo.
Storyboard:
Agora sim acontecem os rabiscos. Neste momento é colocado no papel cena a cena através de um rascunho onde serão mostrado os objetos, elementos gráficos, ilustrações e mascotes caso haja. Ou seja, esta é a etapa do desenho em quadrinho, onde será possível ter uma análise visual de como ficará a composição das cenas. Não precisa ser nada com tantos detalhes técnicos, pois nesta etapa o mais importante é compreender e avaliar o vídeo como um todo, fazendo os ajustes finos necessários antes de colocar a mão na massa.
Definição dos Elementos:
Com o Storyboard pronto e aprovado, é hora de dar cor e vida ao projeto. Nesta etapa sim tiramos o projeto do rabisco e então serão criados todos os elementos gráficos que serão utilizados no vídeo como objetos, infográficos, ilustrações e mascotes, caso haja. Nesta etapa as cenas serão montadas novamente mas agora em sua forma gráfica final.
Locução:
Muitos se confundem, mas antes de entrarmos no processo de animação, é importante que toda a locução tenha sido gravada. Não é uma regra mas esta sequência irá garantir uma sincronização correta com o vídeo.
Animação:
Agora sim chegou a hora de dar movimento. Esta é uma etapa empolgante onde todo o projeto realmente ganhará vida. Nesta etapa pegamos todas as cenas finais e fazemos todo o processo de animação. Este é um processo trabalhoso e por isso é importante ter a aprovação em todos as etapas anteriores para não haja a necessidade de refazer animações por conta de possíveis modificações no projeto.
Pós-produção:
Em fim a etapa final. Este processo é basicamente juntar tudo que temos em um programa de edição de composição, e fazer a junção das animações, locução, trilhas e elementos sonoros que farão parte do vídeo. Com tudo sincronizado corretamente, basta exportar para o formato de sua preferência como Mp4, Avi, Mov, e o vídeo está pronto para ser utilizado.
É isso! Seguindo estas etapas dificilmente existirão complicações na elaboração do seu vídeo animado.
Gostaria de uma ajuda para criar seu vídeo? Confira aqui alguns trabalhos e solicite um orçamento!